Lua Nova de Leão

Apontamentos - Lua Nova de Leão

Quarta 19 Agosto, 3h 41 Lisboa


Tempo de não tempo, criar, brincar, folgar, a arte de estar de férias, presente!

Cada Lua Nova é um nascimento e uma oportunidade para semearmos algo que queremos ver crescer e desenvolver ao longo de toda a lunação.

A Lua Nova do dia 19, a 26º de Leão, em conjunção com Régulus a estrela Alfa de Leão, mostra o poder da vontade pessoal de criar, exprimir e irradiar brilho e Luz à sua volta. O Sol é também uma estrela, e cada ser individual por ele representado quer se expressar, seja de uma forma egoica autocentrada, ou por uma expressão de pura identidade em união com a essência - a realeza e a autenticidade presente no Eu Sou.

Oportunidade para sermos mais reais e autênticos connosco próprios, admitindo o pai, o filho por vezes o tirano e o déspota, expressar o criador dentro de nós!

Com tanto fogo e luz, o indivíduo procura deixar a sua marca bem presente neste período, o Leão o 5º signo do Zodíaco é símbolo do Homem e de auto-conhecimento, mas primeiro precisamos de reconhecer o monarca que existe em cada um para sermos reais indivíduos.

A questão primordial desta lunação é que tipo de identidade se quer construir?

A tripla conjunção de Sol-Lua-Mercúrio em Leão está em quincôncio decrescente com Saturno em Capricórnio e coloca algumas questões: como gerir a relação entre a criatividade e liberdade individual do Leão com as exigências, as responsabilidades e os limites sociais “impostos” ou representados por Saturno em Capricórnio?

Este aspecto decrescente entre Leão/Capricórnio pede reconhecimento daquilo que é necessário largar (passado) para que a identidade se regenere com mais conhecimento do tecido social/colectivo!

Para Portugal, esta lunação tem como particularidade vermos o planeta Vénus como estrela da manhã nascendo no Horizonte. Vénus Oriental Luciferina, a portadora de Luz em Câncer nasce para alimentar e baptizar todos aqueles que estão sedentos de água de Vida! …da fonte primordial onde brotam os sentimentos.

No Meio-do-Céu ou Meridiano do Lugar vemos o último grau do signo de Peixes, um grau anarético de passagem/morte que anuncia o aparecimento de nova vida; outro aspecto relevante é o Mid-Point de Neptuno e de Quíron em conjunção exacta com o Meio-do-Céu! Assim, podemos juntar o simbolismo de Peixes e Carneiro num arquétipo em fusão: mártir/salvador/herói; doença/ destino/cura! Neptuno/Quíron

Quíron, o curador ferido em busca da pedra filosofal, conseguirá trazer ao mundo a água benta do Graal para sarar a nossa ferida mortal?!

Em cada um, e em Portugraal poderá vir a cura, mas sem iniciação e cultura estaremos sempre à mercê da vilania, do obscurantismo e da incúria…

A arte de semear em Leão é única!

L.R




Featured Posts
Recent Posts