Lua Cheia Outubro 2020

Breves notas - Lua Cheia no Eixo Balança-Carneiro

Acentuações da Lunação Sol e Lua a 9º de Libra-Áries 9 - número de iniciação, síntese e entendimento


Esta Lua Cheia dá-se no Eixo da consciência relacional. A polaridade Balança-Carneiro coloca em equação a consciência dual entre o eu e o outro como algo intrínseco a mim. O espelho do outro devolve-me a necessidade de ser cada vez mais eu com o outro! E isto coloca a velha e sempre atual questão: não faças ao outro aquilo que não queres que te façam a ti.

Especificidades desta lunação: A cura e a ferida pessoal nos relacionamentos.

Quíron em conjunção com a Lua no signo de Carneiro representa a oportunidade de aprendermos a curar as feridas emocionais por nós próprios sem cairmos na dependência do -preciso do outro para ser quem sou! Já a sombra deste aspeto, poderá ser a contínua ferida aberta expressa pelo desejo e pela raiva do outro não ser como eu! Tudo isto coloca em questão a consciência da Identidade relacional do Sol em Balança versus autonomia emocional da Lua em Carneiro. Se neste período, os relacionamentos permitem espelhar as feridas e o processo de cura, também há q salientar o aspeto de quincôncio do Sol em Balança a Úrano em Touro. Este sugere que enquanto cada um não descobrir e trabalhar a sua individualidade e a sua autonomia pessoal, os relacionamentos serão sempre uma fonte de desencontros e de diferenças que colocam em constante reavaliação os nossos valores pessoais e relacionais. O autoconhecimento nesta fase é sem dúvida a chave para a resolução deste aspeto.

Quanto a Vénus, esta está em Leão, apresenta-se como estrela da manhã e é regente do Sol em Balança. Esta posição é muito forte, e a frase que me surge para Vénus é: se queres amar e receber esse mesmo amor do outro, aprende primeiro a amar-te a ti mesmo.

Marte, o regente lunar está em Áries em movimento retrógrado, quadratura a Saturno e a mover-se na direção da quadratura exata a Plutão. O desejo de irromper e de abrir caminho por si próprio está a ser travado por estruturas de autoridade (Saturno) que pressionam (Plutão) ou obrigam a que as regras sociais se imponham sobre o indivíduo ou em possíveis movimentos de autonomia ou separatistas.

Mercúrio em Escorpião está de olho nisto tudo, analisando e aprofundando todos os passos suspeitos de quem exerce o poder e o contra poder, a aproximação à oposição com Úrano evoca o encontro de novas respostas e novos insights que ajudem a encontrar o fio de Ariadne neste labirinto no qual nos encontramos sem que a maior parte de nós perceba porquê! A próxima Lua Nova promete um pôr em causa e uma maior consciência da crise social e relacional em que nos encontramos. Até lá L. R 1-10-2020




Featured Posts
Recent Posts