Passeio Temático - Convento da Arrábida

1ª Edição do Passeio Temático - Convento de Nossa Senhora da Arrábida passeio diurno e Observação do Céu Noturna – Astros e Constelações no Cabo da Nossa Senhora do Espichel

Sábado - 29/07 às 16h30 no Convento da Arrábida e às 21h – Cabo Espichel

 

 



CONTEXTO

Depois do Passeio temático "Peregrinação ao Convento dos Capuchos e Ermida da Peninha" no Domingo de 09/07 na Serra da Sintra, segue-se a 1ª edição do Passeio Temático – “Peregrinação ao Convento da Arrábida e Observação do Céu e Astros na Serra”. 

Este passeio pretende fazer a continuação dos temas abordados durante a última peregrinação – a presença da Ordem Franciscana dos monges capuchinhos da Arrábida na Serra de Sintra e o arquetípico número 9 na Coluna Lunar granítica que se estende até ao Cabo da Roca - O Monte da Lua; e a passagem dos Portais de Transformação para a Coluna Solar: A Serra da Arrábida, que nos sugere a infinita sensação das “Ilhas dos Bem-Aventurados” guardada pelos frades franciscanos solar.

O CONVENTO DA ARRÁBIDA

Dois anos após a Fundação do Convento de Santa Cruz da Serra na Serra de Sintra, a Ordem de S. Francisco estabelecia-se ao longo de uma extensão de 25 hectares na Arrábida - o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus. 
No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que convencionou chamar-se o Convento Velho.

Fundado no séc. XVI por Frei Martinho de Santa Maria (1542), franciscano castelhano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra. Anterior a esta construção, existia onde hoje está o Convento Velho a Ermida da Memória, local de grandes romarias, junto da qual, durante dois anos, viveram, em celas escavadas nas rochas, os primeiros quatro frades arrábidos: Martinho de Santa Maria, Diogo de Lisboa, Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara.

O PASSEIO

Os princípios basilares da Ordem de S. Francisco, o arquétipo d’O Eremita, o número 9, serão os pontos de partida para reflexões ao longo do percurso que vamos ter à frente durante cerca de 1h30 de caminhada pelo Convento, um percurso planeado e contextualizado pela história antes e depois da edificação do Convento, coadjuvado pela arquitetura simbólica presente, no intuito de proporcionar a cada participante um final de tarde (alargado) de convívio e, sobretudo, um despertar interior de consagração a quem nos acompanha.

Posteriormente à visita, seguir-se-á uma meditação conjunta para depois dar lugar a um intervalo de lanche/jantar, pelo que incentivamos os Participantes a partilharem as suas merendas.

OBSERVAÇÃO DOS ASTROS

Aproveitando o quarto minguante e a parca luz urbana na Serra da Arrábida, Luís Resina fará uma visita guiada ao Céu e aos Astros, identificando os planetas e as constelações visíveis nesta altura do ano.

Aconselhamos a quem tenha telescópio a trazer o seu equipamento para observação.

A INSCRIÇÃO

O valor simbólico de participação individual para visita é de 17€ (Inclui entrada no Convento, as deslocações são a cargo dos Participantes) 

Estudantes de Astrologia do Espaço Salitre-Amaro/ ou Espaço Amar valor de ingresso 10€ 
As inscrições serão feitas por ordem de chegada até atingirmos o número limite de Participantes para esta edição.
Este Passeio tem um número mínimo de 15 Participantes para se efetivar.

COMO CHEGAR

A PARTIR DE LISBOA
Pela Ponte 25 de Abril – (50 km)
- Sair da A2 na placa Sesimbra;
- Virar à direita na placa Azeitão em direção à Nacional 10;
- Seguir pela Nacional 10 até Brejos de Azeitão;
- Em Brejos de Azeitão, virar à direita na placa Arrábida/Sesimbra;
- Seguir a indicação Arrábida e Convento.

Pedido de mais informação e inscrições para o mail ajornadadolouco@gmail.com.

Esperamos por si…

Please reload

Featured Posts

1º Encontro Astrologia Global Portugal

October 26, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

October 13, 2019

Please reload

Archive