Atelier de Tarot "A Jornada do Louco"

 

 

Início 6 de Abril

Uma viagem pelos 22 Arcanos Maiores

 

 

funcionamento:

Quinzenal, às quintas-feiras das 19h30 às 21h30 no Espaço Salitre-Amaro - Rua de S. Amaro, 41 -1º, Lisboa (Perpendicular à R. De S. Bento, próximo do Largo do Rato).

O Atelier será composto por 9 sessões em sala  + 1 de conclusão/ apoio a questões e 4 Oficinas Práticas a combinar mediante a calendarização - Sábado à tarde. 

A calendarização será disponibilizada na primeira sessão no dia 06 de Abril.

 

Porquê um Atelier de Tarot?

Acreditamos que a viagem humana vem de longe e que a Tradição legou-nos alguns arquétipos e as suas linguagens, como as artes herméticas da Astrologia, a Cabala, a Numerologia e a Alquimia, entre outras. O Tarot reúne estas e outras linguagens na sua simbologia arcana, como também nos conta a viagem do Espírito na matéria, ou ainda, ajuda-nos a compreender melhor os 22 arquétipos de consciência humana. Logo, a primeira proposta desta Jornada é isso mesmo: um caminho de auto-conhecimento.

O que é esta Viagem?

No Atelier vamos perceber que, apesar de muito antigo, o significado de cada Arcano Maior, ou cada etapa desta viagem, se preferirmos, é intemporal e inesgotável. Mas sendo arquetípico, segue um Caminho tradicional e, por isso, vamos descodificar pistas, símbolos, atalhos e decifrar uma linguagem. Um percurso com várias etapas e desafios, uma autêntica revelação iniciática que sugere um percurso interior e um Caminho de Transformação.

Em que é que este Atelier é diferenciador?

Sobre o Tarot existem vários e diversos ensaios, livros, baralhos, estudos das mais diversificadas áreas para os mais variados interesses . Este presente Atelier pretende um desafio algo diferente: viver toda a simbologia em volta dos 22 Arcanos Maiores, os seus arquétipos e os vários elementos que o compõem no sentido de lhe dar forma, conteúdo e vida própria,  através da sua experimentação e da sua vivência. No fundo, se quisermos, da sua “magia”. A palavra Arcano significa Arquétipo e, como tal, pode e deve ser um meio a percorrer visando o auto-conhecimento, orientação pessoal e uma abordagem mais concisa de quem somos e o que representamos a vários níveis.

 

Como funciona?

Sendo um “Atelier”, é uma proposta de trabalho – individual e de conjunto. Nas sessões pretendemos que se analisem as lâminas sem manuais ou correntes no sentido de permitir uma maior e melhor síntese do seu significado. O recurso a bibliografia é livre, mas o primeiro convite é intuir, sentir, viver e desvelar. Entender o que temos diante de nós vivendo essa mesma realidade. Proporcionar o melhor de todos os entendimentos, sendo muito mais agradável e gratificante fazermos a nossa própria viagem, escrevendo e lendo o nosso diário de bordo, do que limitar-nos a ler a viagem que outros, antes de nós, fizeram.

 

Qual a espinha dorsal deste Atelier?

“A Jornada d’O Louco” pretende ser isso mesmo: Uma Jornada. Por isso, é constituída por etapas de trabalho com reflexões sobre os Arcanos Maiores que serão partilhadas e, claro, alguns exercícios práticos que serão contemplados nas várias sessões.
Os trabalhos desenrolar-se-ão ao longo de um mínimo de 9 Sessões em sala + 4 oficinas práticas, sem necessidade de conhecimentos prévios, onde o mais importante é a vivência e a experimentação das várias lâminas através dos cinco sentidos aliados à intuição e à partilha em grupo.

Serão abordados temas relacionados e presentes nas lâminas, como os quatros elementos, os signos do Zodíaco, os planetas, o alfabeto hebraico, os sephirots da Cabala, a numerologia. O mais importante destas 9 sessões será sempre a experiência individual de cada um e a sua síntese.

As Oficinas Práticas

A complementar a via experimental dos Arcanos, as Oficinas Práticas são momentos exteriores à sala de Atelier em que os Participantes são convidados a fazer a vivência real de 4 arquétipos (ou de 4 lâminas/cartas) previamente definidos. Estes exercícios práticos serão realizados durante o fim-de-semana, a combinar, e numa experimentação conduzida, i.e., num ambiente e condições exteriores favoráveis a uma maior abertura, entendimento e integração do arquétipo no qual estamos a realizar determinado exercício em particular.

Os Arcanos escolhidos para estas 4 Oficinas têm que ver com 4 «picos» da busca interior percorrida nesta Jornada, pelo que serão abordados e identificados na primeira sessão, obedecendo a uma perspectiva integrada e não de uma forma aleatória.

Requisitos necessários:

  • Boa disposição;

  • Mente aberta;

  • Sentido de humor;

  • Carácter interpretativo;

  • Despojamento de clichés.

Nota: É sugerido ter um baralho de Tarot enquanto instrumento de trabalho, mas não será necessário comprar antes da primeira Sessão.

Não são igualmente necessários conhecimentos prévios sobre o Tarot, Astrologia e Numerologia.

Palestra e Sessão de Apresentação: 

Se pretende obter mais informação sobre o Atelier, por favor inscreva-se para a palestra e sessão de apresentação que terá lugar no dia 30 de Março 2017, no Espaço Salitre-Amaro às 19h30.

A entrada é livre, mas de inscrição limitada. Se pretende participar, poderá inscrever-se para o endereço ajornadadolouco@gmail.com/ 96 662 62 76.

 

INVESTIMENTO  

Pagamento mensal das sessões (2 sessões por mês): 38,00 – o valor individual de cada sessão é de 19,00 euros.

Total das 9 sessões do Atelier: 171,00 (sem Oficinas Práticas).

Facilidades de pagamento e descontos:

Pronto-pagamento das 9 sessões do Atelier - pago até 03 de ABRIL: 140,00 (sem Oficinas Práticas).

Pagamento em 2 fases das 9 sessões do Atelier – 1ª tranche até 03 DE ABRIL 77,50 +  77,50 da 2ª tranche até 03 de MAIO (ambas as fases de pagamento sem valor das Oficinas Práticas). Total: 155,00.

Valor total 4 Oficinas Práticas: 68,00 (As Oficinas Práticas serão pagas no dia do evento em questão. São facultativas e estão previstas para 4 sábados à tarde a combinar entre Março e Junho, embora a presença do Participante seja fortemente aconselhada. Valor por Oficina: 17,00).

As inscrições deverão ser feitas até à data limite de 30 de Março.

Inscrição e pedido de informações: ajornadadolouco@gmail.com

 

Moderador:

Miguel Campos Reis nasceu em Lisboa há 39 anos e há 21 que estuda o Tarot.

É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa e desde cedo que se interessou pelas cartas do Tarot e pela simbologia inerente. Aprofundou o seu estudo ao longo dos  anos, aprofundando a estreita linha de ligação entre o Tarot e outras ciências esotéricas. Em 2000 participou no curso de “Esoterismo  e Ciência Hermética”(2000) na Quinta da Regaleira, facilitado por Manuel J. Gandra e, no ano seguinte, cursou “ A Simbólica na Religião e na Arte”.

Tem participado em vários workshops e cursos de Astrologia com os astrólogos Maria Flávia Monsaraz (2001), Nuno Michaels (2004), João Medeiros (2015) e Luís Resina (2016/2017).

Desenvolveu já 4 edições anteriores do Atelier “A Jornada d’O Louco – Uma Viagem pelos 22 Arcanos Maiores do Tarot” - em 2005, 2010 e 2014, 2016, respectivamente.

Este Atelier tem continuação com alguns workshops pontuais, no sentido de dinamizar os conhecimentos e experiência adquiridos e estimular a continuação d’A Jornada, uma viagem “que não acaba nunca”.


Desde 2015 que tem centrado a sua atenção num projecto pioneiro com o astrólogo e tarólogo Luís Resina nos Passeios Temáticos a alguns monumentos nacionais, cruzando temas da Tradição e história e simbologia dos mesmos, num misto de Passeio/Workshop para proporcionar uma ampla compreensão do símbolo enquanto chave interior para a transformação:

  • “O Tarot e a Quinta da Regaleira – Caminhos, Analogias e Percursos Iniciáticos”,  na Quinta da Regaleira, Sintra (13 edições);

  • “D’A Pena ao Graal – O Caminho a Percorrer”, nos Jardins do Parque da Pena, Sintra (5 edições).

  • “Monserrate – Uma Mensagem da natureza no Mont Salvat”, na Quinta de Monserrate, Sintra (3 edições).

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Plataforma E-Learning

February 10, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts

February 10, 2020

February 7, 2020

Please reload

Archive