top of page

Workshop Lua Negra com Vanessa Paim


LUA NEGRA – princípios para a interpretação e prática interpretativa em mapa natal e trânsitos

Professora Astróloga Vanessa Guazzelli Paim

A Lua Negra, também conhecida como Lilith, é o ponto virtual que marca o apogeu da Lua. Faz parte da rede lunar e diz respeito a questões como gravidade, gravidez, materialização, corpo, dificuldade e talento. Desde o visceral, contém a potência do terrível ou do sublime.

Mais além do que o mito de Lilith, abordaremos este ponto astrológico extremamente significativo desde o conhecimento astronômico, em sua interpretação simbólica e aplicação prática através dos elementos, ritmos, signos e casas – com orientações para mapa natal e trânsitos.

Programa

Mecânica Celeste da Lua Negra

Mitos relacionados

Princípios para a Interpretação em mapa natal e trânsitos

Prática Interpretativa – a Lua Negra nos elementos, ritmos, signos e casas.

Exemplos

* Com Certificado.

TeorIa de 4ª E 10ª Casas

A Chave do Eixo Vertical do Mapa Astrológico

Professora Astróloga Vanessa Guazzelli Paim

O Eixo Vertical indica a bagagem e a missão, o legado e o desejo. Diz respeito ao nosso posicionamento na vida, seja no âmbito público ou privado e está sempre articulado com o Eixo Horizontal, que é o eixo das relações. Compreender a dinâmica da cruz fundamental do mapa astrológico confere chaves certeiras à intepretação e eficazes em aplicação prática na vida do sujeito.

Apresentada pela primeira vez no 7º Simpósio Nacional de Astrologia do SINARJ (Rio de Janeiro, 2005), A Teoria de IV e X de Peres à Luz da Psicanálise recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Inédito. Porta-voz desta teoria e técnica de interpretação astrológica por diversos lugares do Brasil, América Latina e Península Ibérica, Vanessa Guazzelli Paim continua pesquisando e aprofundando o tema junto com Clovis Peres, que a desenvolveu na década de 1980, como um resultado do trabalho com as cruzes do zodíaco, descendendo da Teoria dos Opostos de Emma de Mascheville.

Trata-se de uma abordagem intrinsecamente astrológica que, ao dialogar com outros saberes como a psicanálise lacaniana, encontra sua estrutura e pertinência reconhecidas.

Introdução: origem da Teoria de IV e X Casas, suas referências na astrologia (Teoria dos Opostos, Emma de Mascheville) e filosofia (Sartre e Arendt);

Dinâmica da cruz fundamental (casas I, IV, VII y X) e a chave da inversão;

Especificidades das cruzes (cardinal, fixa, mutável e mista);

Especificidades de cada elemento na IV casa;

Os 12 signos na IV casa, com exemplos;

Observações para trânsitos, progressões e direções, com exemplos.

* Com Certificado.

Vanessa Guazzelli Paim

Astróloga, pesquisadora, conferencista e docente em Astrologia.

Psicóloga psicanalítica lacaniana, especialista em transtornos do desenvolvimento em abordagem interdisciplinar.

Atualmente, reside em Florianópolis.

Realiza cursos e conferências de Astrologia em diferentes lugares do Brasil, América Latina e Península Ibérica.

Presidente da CNA – Central Nacional de Astrologia, membro de ASPAS (Portugal), SINARJ (Rio de Janeiro), FEVA (Venezuela) e Agent 55 da Cosmic Intelligence Agency (Australia).

Secções
bottom of page