Contactos Luís Ferreira

Consultas de naturopatia - homeopatia

 

 

Dr. Luís César Ferreira

Naturopata/Homeopata Especialista

Master Prof. em Homeopatia Clínica – Inst. Sup. Med. Compl. – Madrid

Presidente da Associação Portuguesa de Homeopatia

Vice-Presidente do Conselho Científico do Instituto Tomé Pires

Céd. Prof. 30033 A.C.S.S.

O QUE É A HOMEOPATIA?

É um método terapêutico científico criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796, que se fundamenta na Lei da Similitude, baseando-se no enunciado formulado por Hipócrates no longínquo ano de 450 A.C.

 

Hahnemann descobriu que a causa da perda da saúde numa pessoa residia na alteração ou desequilíbrio de uma força fundamental que todos os seres vivos possuem e é responsável pela regulação todas as funções do corpo e da mente, a qual designou de Força Vital. Restabelecido o equilíbrio da Força Vital, a pessoa obtém a cura para o problema que afectava a sua saúde.

 

De acordo com a Lei da Similitude, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, - similia similibus curantur - ou seja: para tratar um indivíduo que está doente é necessário ministrar-lhe um medicamento que produza os mesmos sintomas mentais e físicos que aquele apresenta.

Vejamos um exemplo: se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, pode apresentar sintomas como, apatia, febre, dores lombares e sudação elevada. Se administrarmos essa mesma substância, preparada segundo métodos homeopáticos, a um enfermo que apresenta apatia, febre, dores lombares e sudação elevada, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura dessa pessoa.

Etimologicamente, a palavra Homeopatia deriva da conjugação de dois termos gregos Homoeos + Pathos que significam Semelhante + Cura. Cura pelo Semelhante.

Por seu turno, a Medicina "Convencional" ou Alopatia deriva do grego Alos+Pathos. que significam: Outro + Cura. Cura pelo Diferente.

 

Por esta simples apreciação da raiz etimológica das duas palavras já é possível descortinar que é grande a diferença entre as duas doutrinas terapêuticas. E ela revela-se sobretudo na abordagem que ambas se propõem fazer perante o doente e o problema que este lhes apresenta.

Para um Homeopata não existem doenças mas sim doentes. Para ele é a pessoa que necessita de ser curada e não a doença!

Um Alopata terá uma postura diferente pois é motivado a cuidar de suprimir os sintomas que correspondem à patologia /doença diagnosticada.

 

Mas as diferenças de princípios entre a Alopatia e a Homeopatia, estendem-se à própria farmacologia utilizada no tratamento.

 

Enquanto Alopatia utiliza remédios em doses ponderais que suprimem os sintomas, já a Homeopatia utiliza substâncias de origem vegetal, animal ou mineral, em doses infinitesimais, cuja acção se repercute nos diversos sistemas desde o psicológico e neurológico, até aos endócrino e imunológico, no sentido de curar a pessoa vendo-a como um todo, e não apenas a patologia que esta possa ocasionalmente apresentar.

Marcação de Consultas:

Telemóvel:  914 704 617

luis.cesar.ferreira@sapo.pt

http://luis-cesar-ferreira.weebly.com

Tel: +351 927 363 381
espacosalitre@sapo.pt

 

©2014 by On-Marketing